sexta-feira, 29 de julho de 2011

Copa do Mundo no Brasil?

Sim, Copa do mundo em terras tupiniquins!!! O maior evento do futebol mundial, disputado por vários países, onde o Brasil venceu estadunidenses e europeus na disputa. Mas....deixando o deslumbre de lado, penso em como as coisas estão sendo e serão feitas até o pontapé inicial de abertura do evento. Já vimos o estádio Cícero Pompeu de Toledo, o popular Morumbi, ser esculachado e descartado pela comissão da CBF, mesmo quando jornalistas e críticos renomados advogam a favor do estádio, dizendo que ele, mesmo tendo 50 anos de existência, ainda é melhor que muitos estádios da Copa da Alemanha. O Morumbi recebeu, U2, Roger Waters, Iron Maiden e tantos outros artistas...não é possível que não abrigue um jogo de futebol, que é sua primeira função. Os motivos do "descarte" todos nós conhecemos: dinheiro!!!!
Construir um estádio de 850 milhões de reais dá muito mais possibilidades de desvio, do que uma reforma de 250 milhões que seria custeada por investidores e pelo próprio SPFC.
Nada contra o povo da zona leste de São Paulo, que realmente carece e necessita de maiores investimentos na área, todavia, o que eles precisam é de mais hospitais, escolas, creches, vias de acesso e não um estádio para um time de futebol, que em 100 anos de existência, não conseguiu erguer sua casa. Até a Ponte Preta de Campinas levantou seu estádio com muita luta.
Deixando a rivalidade de lado, é óbvio que esta Copa do Mundo será a oportunidade perfeita para os corruptos e imorais deste país, é a consagração do denunciado Ricardo teixeira, que até agora não explicou as acusações da BBC de Londres.
O que choca é a anestesia social em que a sociedade brasileira vive, a incapacidade de tomar atitudes reais contra a corrupção. O futebol é um esporte lindo e a Copa do Mundo um evento memorável, todavia, não podemos permitir que pessoas mal intencionadas sejam "agraciadas" com a impunidade. ´
O Brasil precisa mostrar ao mundo que é capaz de se tornar um grande país, mas para isso não basta fazer uma Copa do Mundo, é preciso moralizar a política, o esporte, a sociedade....
Recentemente foi aprovada na câmara dos deputados a medida provisória que facilita a desburocratização das licitações para as obras da Copa, ou seja, diminuiu-se as formas de controle do estado sobre o que está sendo feito e onde o dinheiro está sendo gasto. Para o tal "Itaquerão" já foi aprovada a isenção total de impostos, ou seja, dinheiro público que deixa de ser arrecadado e que poderia ser revertido em educação e saúde, mas continuam dizendo que não tem dinheiro público. Esse mês a prefeitura de São Paulo já disse que investirá 70 milhões de reias no estádio do Corinthians, é lamentável.
O Brasil precisa decidir se quer continuar sendo apenas o país do futebol, do carnaval e do paraíso sexual, ou se quer se tornar o país das reformas, da transformação social e moral, da ética e da pluralidade cultural. Os eventos vindouros são um desafio para nós, vamos ver como nos saíremos, povo, iniciativa privada e estado.